Você já ouviu falar em podcast?

Um podcast é um programa de áudio divulgado periodicamente através da internet, por aplicativos conhecidos como agregadores. Os agregadores disponibilizam o conteúdo dos novos episódios do canal de podcast para os seus assinantes. E o melhor! É gratuito!

Resumindo, o podcast funciona como um canal do YouTube, só que é disponibilizado por áudio.

Mas o que um estudante de direito tem a ver com isso?

Tem muito tempo que é esperado dos profissionais uma noção geral da vida e não só o conhecimento frio do trabalho.

Não há como se prender completamente naquilo que se faz e esquecer do resto. A isso se soma a necessidade de compreender uma infinidade de coisas que acrescentam ao pessoal e agregam ao profissional.

Por isso, a “podosfera” brasileira tem crescido muito. E, assim, existem canais com os mais diversos tipos de assuntos. Inclusive temas relacionados a direito, a estilo de vida, concursos públicos, discussões de temas polêmicos.

Atualmente o Spotify já disponibiliza um espaço próprio pra para agregar podcasts. Mas existem aplicativos de celular que reúnem os programas.

Por não exigir a mesma atenção e concentração de vídeos, o podcast tem aparecido como uma alternativa interessante para a utilização do nosso tempo. É por isso que os programas de podcast tem feito tanto sucesso. Podemos escutar online ou baixado baixar em nosso celular e ouvir no ônibus, durante o trabalho, no carro, ou simplesmente limpando a casa.

Para Começar

Para começar nesse universo, eu selecionei alguns podcasts variados para que você inicie nesse mundo apaixonante. E, de propósito, não escolhi só podcasts jurídicos.

Salve Melhor Juízo

O Salve Melhor Juízo é um dos podcasts mais atualizados e que mais agregam conhecimento sobre o mundo jurídico. É produzido por … que em cada programa faz uma conversa com profissionais que manjam muito do tema proposta.

QC Cast

É o Podcast do Qconcursos.com que traz dicas para concursos públicos.

https://www.qconcursos.com/blog/noticias/qc-cast/

Os Náufragos

Os Náufragos é o projeto do Francisco e do Jota. O Francisco se formou em direito e não esconde de ninguém que depois de formado passou a se considerar um náufrago do mundo jurídico. O Jota é psicologo. Da soma dos dois nasceu o projeto que busca auxiliar o pessoal que tá se sentindo assim: no meio de um naufrágio.

NerdCast

Embora o nome soe como algo voltado para a cultura Nerd, o NerdCast é muito mais do que isso. Além de falar sobre filmes, jogos, tem programas fantásticos sobre história, tecnologia, empreendedorismo, inglês e grana.

Mamilos

O Mamilos é um podcast sobre tudo. Segundo a própria definição, se trata de “Jornalismo de Peito Aberto”. Comandado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o canal aborda os mais diversos temas, sempre com uma discussão madura, inteligente e com convidados incríveis.

E aí? Mais alguma sugestão?

Esses são os podcasts que costumo ouvir, tanto pela temática, quanto pelo lazer.

E não é só sobre direito porque é muito importante que o estudante de direito se informe sobre diversos temas. O Direito envolve diversos temas da vida. Por isso é necessário abrir a cabeça para conhecer e agregar argumentos sobre outras coisas além do dia-a-dia jurídico. Pra isso, é indispensável compreender o mundo a nossa volta.

E você? Acompanha algum podcast? Diz pra mim qual é aí nos comentários.

Deixe uma resposta